Clique na imagem para abrir o site

Você quer realizar o sonho de viajar para Israel?

Você quer realizar o sonho de visitar Israel?

Agora você pode realizar este sonho, entre em contato comigo por e-mail ou telefone, estamos montando uma caravana e temos ótimas condições para todos aqueles que desejam conhecer a Terra Santa e pisar na terra onde Jesus pisou, não perca esta oportunidade. Todos os meus contatos você encontra mais abaixo, não deixe para amanhã, entre em contato agora mesmo.
Todo cristão deve conhecer a Terra Santa, não perca esta oportunidade.

30 de set. de 2009

Geração de decepcionados

Ao decepcionar-se numa igreja, as pessoas vão em busca de outra. Nas grandes cidades, há um contingente significativo de evangélicos que circulam, constantemente, de igreja em igreja, constituindo o fenômeno que os sociólogos e teólogos chamam de "trânsito religioso".
Esta tese está descrita em trabalho de doutorado em teologia. A tese foi transformada em livro e deverá ser lançado entre abril e maio sob o título:
Decepcionados com a graça, Esperanças e frustrações no Brasil neopentecostal, de Paulo Romero
pela Editora Mundo Cristão.
O "nômade da fé", descreveu Romeiro, busca respostas imediatas aos seus problemas, "uma vez que vivemos na era da velocidade. Se as respostas não chegam rápido, o sujeito procura uma nova igreja".
E o que essas pessoas que são atraídas às igrejas neopentecostais buscam? Que fiquem ricas, sejam curadas de todo tipo de doença e que todos os seus problemas sejam resolvidos, desde a falta de dinheiro até a falta de emprego. Essas são promessas da teologia da prosperidade, que propõe banir a pobreza, a doença.
O problema não está na prosperidade, mas na teologia ensinada. 
Para a teologia da prosperidade, o crente "deve morar em mansão, ter carrões, muito dinheiro e nunca ficar doente. Quando isso não acontece, é porque ele está sem fé, em pecado ou debaixo do poder de Satanás", explicou o pastor da Igreja da Trindade.
Romeiro mudou a lógica no argumento: "Ora, se formos avaliar a vida espiritual de uma pessoa pela casa onde mora ou pelo saldo bancário, temos que concluir que muitos jogadores de futebol e artistas têm uma comunhão com Deus fora do comum. E isso não é verdade".
Hoje em dia, analisou o pastor, as pessoas na igreja funcionam na base da emoção, e não pela reflexão. A teologia da prosperidade e todo esse clima de emoção têm forte apoio na mídia, um instrumento que as igrejas neopentecostais sabem trabalhar muito bem.
“Creio que o fator principal que garante a sobrevivência do movimento neopentecostal é o seu investimento pesado na mídia e o seu sucesso em colocar a igreja no mercado e as políticas do mercado na igreja”, avaliou Romeiro.
Isso ainda vai durar algum tempo, representando crescimento dos principais grupos neopentecostais no Brasil. Mas não têm mais o mesmo ímpeto que tinha no passado.
Romeiro entende que, "na medida em que os adeptos vão se decepcionando com a mensagem e a falta de ética de alguns segmentos neopentecostais, Creio que haverá uma volta à Bíblia por parte de muitos. Por isso, as igrejas cristãs devem estar preparadas para receber e ajudar tais pessoas", recomendou.
Na entrevista, Romeiro também questionou o fato de mais e mais pessoas se converterem e a situação da nação brasileira ficar cada vez pior, basta analisar os casos de violência, o tráfico de drogas, que estão "fora do controle das autoridades". Que Evangelho é esse que não afeta a sociedade para melhor nem transforma pecadores em santos? - pergunta.
O neopentecostalismo, definiu, é "vigoroso na sua ação evangelizadora, na capacidade de agrupar pessoas, mas frágil na sua ação disciplinadora".

Editora Mundo Cristão

4 comentários:

  1. Shalom!

    1. Pr Jorge, que alegria conhecer seu blog!

    2. Como está a leitura do meu livro: Mensagens que Transformam? Envie seus comentários!

    abraços, Pr Marcello

    Visite:

    http://davarelohim.blogspot.com/

    P.s Este já é o 2º comentário que posto em seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Pr José!

    O que fazer com esta multidão...

    Ola gente boa de Jesus!

    Estou passeando na net para conhecer blogs cristãos, saber o que o povo está buscando e falando... E para divulgar meu blog, o Genizah.

    Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns.

    Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

    Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Espero que goste. Paz e Bem!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  3. Que a paz de Cristo seja derramada sobre sua vida sempre... parabens pelo blog, muito edificante, que Deus continue te abençoando sempre, visite meu blog passa lá e comenta... te vejo por lá - abraço, Sheivison.

    ResponderExcluir
  4. Ola pr. jorge
    O que se ver nas esferas diaconais, são pessoas de almas pequenas (as vezes até boa intencionadas), porem desprovidas do espírito de liderança (será que é para que não haja possibilidade de ameaça dos cargos pastorais nas igrejas?), fazendo a coisa errado na ora errada pelo motivo errado.
    O resultado prático dos diáconos, na avaliação da igreja, está na transparência que os pastores possam imprimir ao processo, com o chamado de pessoas desembaraçadas espiritualmente, perfil exigido tanto para quem se propõe quanto para quem chama.
    assim as igrejas seriam mais enendidas e aceitas.

    estou seguindo seu blog - muitas bençãos para o seu ministerio.
    Seja também seguidor do meu blog (Doutrina de Cristo).
    Ele foi criado para abençoar a sua vida, com artigos
    preparados para tocar o seu coração!
    E mais ...
    Inscreva-se e receba atualizações por email.

    PS - Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
    Mateus 24:8

    ResponderExcluir